A melhor maneira de celebrar o Dia Internacional da Mulher será provavelmente lendo o que algumas escritoras portuguesas escreveram. Todas diferentes - diferentes gerações, estilos diferentes, temas diferentes - mas todas com a preocupação de dar o seu contributo para a felicidade e crescimento dos mais jovens. Estes são apenas alguns exemplos de brilhantes escritoras nacionais e de algumas das suas obras.
Maria Alberta Menéres
Maria Alberta Menéres nasceu em 1930, em Vila Nova de Gaia.
Tem uma vasta obra poética, estando representada em várias antologias literárias nacionais e estrangeiras.
Foi professora dos Ensinos Básico e Secundário nas disciplinas de Língua Portuguesa e História. É autora de inúmeros programas televisivos para crianças, tendo sido Diretora do Departamento de Programas Infantis e Juvenis da RTP de 1974 a 1986. Publicou mais de 69 livros para crianças (contos, poesia, BD, teatro e novela).
Em 1986, recebeu o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças "pelo conjunto da sua obra literária e pela manutenção de um alto nível de qualidade".

Alice Vieira
Alice Vieira nasceu em 1943, em Lisboa. É licenciada em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras de Lisboa.
Iniciou a sua carreira de jornalista aos 18 anos, no Diário de Lisboa.
Em 1979 publicou o seu primeiro romance juvenil - Rosa, Minha Irmã Rosa - que nesse ano ganhou o Prémio de Literatura do Ano Internacional da Criança.
Desde então tem publicado regularmente romances juvenis, poesia, teatro, recolhas de histórias tradicionais, livros infantis, que lhe têm valido inúmeros prémios nacionais e internacionais.

Luísa Ducla Soares
Iniciou a sua atividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista, tendo sido diretora da revista de divulgação cultural Vida (1971-2).
Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com um livro de poemas, Contrato, em 1970.
Foi Adjunta do Gabinete do Ministro da Educação (1976-8).
Trabalhou de 1979 a 2009 na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua atividade realizando uma bibliografia da literatura para crianças em Portugal.
Dedicada especialmente à literatura para crianças e jovens, em prosa bem como em poesia, publicou mais de uma centena de obras neste domínio.
Sophia de Mello Breyner Andresen
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu a 6 de novembro 1919 no Porto, onde passou a infância. Em 1939-1940 estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Na sequência do seu casamento com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares, em 1946, passou a viver em Lisboa. Foi mãe de cinco filhos, para quem começou a escrever contos infantis. Além da literatura infantil, Sophia escreveu também contos, artigos, ensaios e teatro.
Margarida Fonseca Santos
Margarida Fonseca Santos nasceu em Lisboa, em 1960. Foi professora de Pedagogia e de Formação Musical em várias escolas. Começou a escrever em 1993 e tem já vários livros publicados, a maioria na área infantojuvenil, e grande parte deles incluídos no Plano Nacional de Leitura. Escreve regularmente para teatro, tanto para crianças como para adultos.
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
Nenhum comentário:
Postar um comentário