Muitas vezes vemos séries e filmes dos quais gostamos imenso sem nos passar pela cabeça que foram inspirados em livros. Assim acontece cada vez mais com as séries televisivas. Na verdade, como são apenas baseadas nos livros, fazem uma abordagem diferente quanto a personagens e narrativa. Quantas vezes dizemos "prefiro o livro à série/filme"? Ora, se assim é, porque não ler os livros que inspiraram as nossas séries favoritas? Descubra aqui algumas dessas séries.
13 Reasons Why
Série baseada no livro original Thirteen Reasons Why (Por treze Razões), de Jay Asher. O livro e a série começam do mesmo modo: Hannah Baker suicidou-se e deixou as 13 razões que a levaram a este desfecho em 13 cassetes.
O romance original foi um enorme sucesso de vendas apesar de ter recebido muitas críticas por tratar o suicídio juvenil de forma leviana. Esta polémica, na verdade, serviu para aumentar a visibilidade da obra que chegou ao topo da lista de bestsellers do The New York Times.
The 100
Série baseada no livro original The 100, da escritora norte americana Kass Morgan. Foi esta coleção de livros, que já vai no quarto título, que serviu de inspiração a esta série que tem grande sucesso junto do público juvenil. Imaginada por Kass Morgan, relata um mundo em que a Humanidade vive num conjunto de satélites à volta da Terra por causa de uma tempestade nuclear que devastou o planeta. 100 anos depois, é enviada uma expedição de 100 adolescentes para a superfície da Terra, com o objetivo de descobrirem se o planeta é outra vez habitável. Irão descobrir muito mais do que isso.
A Guerra dos Tronos
A série televisiva é baseada na série de fantasia épica do autor norte americano George R. R. Martin.
Existem três argumentos principais na história que se vão interligando no decorrer dos livros: a crónica de uma guerra civil dinástica entre várias famílias concorrentes pelo controlo dos Sete Reinos; a ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros, que habitam para além de uma imensa muralha de gelo ao Norte; e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei louco deposto 15 anos antes noutra guerra civil, prestes a voltar à sua terra e reivindicar seu trono por direito.
Desventuras em série
A série é uma adaptação da famosa coleção de livros A Series of Unfortunate Events escrita por Lemony Snicket – pseudónimo do autor norte americano Daniel Handler – e conta a história dos três irmãos órfãos, Violet (Malina Weissman), Klaus (Louis Hynes) e Sunny Baudelaire tentando sobreviver à perseguição de Conde Olaf (Neil Patrick Harris), que quer colocar as mãos na fortuna das crianças.
Anna com A

A série acompanha a história da órfã Anne no século XIX. A sua vida muda completamente quando é adotada por um casal de irmãos e passa a viver numa enorme quinta que não impõe limites à sua imaginação. O livro que deu origem à série, Anne of Green Gables, foi escrito em 1908 pela escritora canadiana L. M. Montgomery. Foi escrito como ficção para leitores de todas as idades, mas nas últimas décadas tem sido considerado principalmente um livro infantil.
Outlander
A protagonista da série, Claire, é uma mulher que, já à frente do seu tempo, no início do século XX, é mandada 200 anos para o passado através de uma pedra mística escocesa. A inglesa está em lua de mel na Escócia quando viaja no tempo e é obrigada a lidar com uma época completamente diferente da sua. A série, baseada na coleção de livros homónimos da escritora norte americana Diana Gabaldon, é cheia de romance, intrigas políticas e muita história escocesa, inglesa, americana e até francesa do século XVIII.
Under the Dome
Baseada no romance do escritor norte americano Stephen King, a série conta a história dos moradores da pequena cidade americana de Chester's Mill, no Maine, onde uma enorme e transparente cúpula indestrutível de repente os isola do resto do mundo. Sem acesso à internet, telefone e televisão, as pessoas presas dentro da cúpula devem encontrar a sua própria maneira de sobreviver com a diminuição dos recursos e as crescentes tensões.
Unorthodox
"Unorthodox" é uma minissérie, baseada na auto-biografia da autora americano-alemã Deborah Feldman "Unorthodox: The Scandalous Rejection of My Hasidic Roots”, lançada em 2012 e surge da vontade que a própria expressou em tornar o livro num produto audiovisual. Alexa Karolinski e Anna Winger, ambas amigas de Feldman, agarraram o desafio e, junto a Maria Schrader, construíram uma série de quatro episódios que nos deixa com vontade de ver e saber mais. O enredo é sobre a jovem judia Esther Shapiro de 19 anos que foge de um casamento arranjado, de uma comunidade judaica hassídica em Brooklyn, Nova Iorque, para tentar encontrar a sua mãe que vive em Berlim, na Alemanha. Na jornada, com apenas a roupa do corpo e alguns trocados, acaba por se juntar a um grupo de músicos e descobre novos costumes. É uma série ideal para quem quer conhecer novas culturas e entender os valores e detalhes deste judaísmo ultra-ortodoxo.
Girlboss
Lançada em 2017 e inspirada na biografia de Sophia Amoruso, um dos nomes mais respeitados do mundo da moda, a série tem oito episódios divertidos que contam como a protagonista começou a carreira vendendo roupas vintage na plataforma e-commerce Nasty Gal e se tornou uma milionária bem-sucedida, dona de uma marca de moda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário